sexta-feira, junho 11, 2010

Sobre o futebol...

Em tempos de Copa do Mundo vejo dois grupos bem distintos a discursar verbalmente e textualmente nos sites de relacionamentos da Internet: os que amam futebol veemente, quase cegamente e os que odeiam, revelando-se furiosos com a existência desse campeonato "inútil, que só atrapalha o andamento da nação". Faço parte de um grupo raro e distinto, pois tenho argumentos contra e a favor do futebol.
A favor dos que odeiam o esporte da bola nos pés tenho que concordar que poucas coisas são tão irritantes quanto pessoas fanáticas por um time e que só sabem falar de futebol! Sério, você puxa outro assunto, a pessoa acena a cabeça positivamente como que fingindo prestar atenção no que você dizia antes e de repente, quando você abre uma deixa ela retoma com algum comentário referente ao melhor gol da semana ou sobre a escalação do Dunga.
Entretanto, não gosto quando percebo por parte dos "odiadores do futebol" argumentos que remetem à "chatice do jogo", ou à simplicidade que é chutar uma bola.
Discordo totalmente destes dois pontos citados, já que ao contrário de modalidades como o basquete onde o dinamismo é a marca forte, mas a pontuação é uma constante, o futebol traz uma tensão indescritível que pode ser aplacada ou piorada mediante o ápice do esporte que é a bola na rede, o Gol. O fato de ter o placar curto ou até mesmo zerado faz do mesmo um esporte imprevisível, gerando até jargões Galvônicos como "o futebol é uma caixinha de surpresas". É como um filme de suspense, onde somente no final você chegará à catarse.
E sobre chutar uma bola ser fácil? Balela! Vendo um documentário do Discovery Channel sobre os movimentos de esqueletos e músculos fiquei espantada ao constatar que esportes que usam os pés como fundamento são extretamente mais desafiadores em termos cérebro-musculares! Neste ponto começo a entender porque tantos nerds desgostam deste esporte, já que gente metida a esperta (como eu... hehe) não gosta da sensação de não saber fazer uma coisa. Vá saber quantas vezes essas pessoas já tentaram jogar uma pelada e passaram vergonha... Então o egocentrismo tomou conta e ao invés de perceberem que eram elas as incapazes de fazer os movimentos certos era o esporte que era "tonto e burro". Xadrex que é esporte ne? Risos...
Agora voltando aos pontos no qual eu concordo com as críticas ao futebol... logicamente repudio enormemente o que se tornou o que eu chamo de "indústria do futebol", onde jogadores recebem salários astronômicos não somente por suas habilidades em campo mas por sua capacidade em vender camisetas e outros artigos com os logotipos de seus patrocinadores. Não gosto de ver o futebol moleque dando lugar ao tático, lento, moroso, chato, mas eficiente. Não gosto de ver gente se batendo ou até mesmo se matando porque o Timão ou o Tricolor perdeu. O futebol também me mostra a nossa realidade atual: capitalista, competitiva, agressiva e cheia de pequenas barbáries. Isso me entristece enormemente, mas não consigo culpar a bola, nem o campo, nem as regras...
Mas meu lado comunista idealista que não desiste de ver um mundo melhor acaba torcendo pelas nações mais pobres na copa. É como se pelo menos no futebol eu pudesse ver um golpe de justiça social. Por isso neste copa eu sou mais Bafana Bafana (África do Sul), Argélia, Nigéria e todos os times da América do Sul. E é claro que mesmo não conhecendo quase nenhum jogador dessa seleção, mesmo achando a CBF um saco e mesmo com o Galvão me irritando acabo torcendo pro Brasil... Se bem que hoje sou Uruguai desde criancinha, até porque sou filha de uruguaios... hehe... Xupa França!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu odeio ser extremista, mas no Brasil muitos são os casos que não se podem medir argumentos, tem que se expor o máximo, independente do quão pesado ele é. Futebol é só mais um desses casos. Mas falando sério, o pessoal do futebol é muito estúpido! Alguns times conseguem ser ainda mais do que outros.
Sempre tento ser indiferente com babacas para não me atingirem, mas aí eu lembro porque é que me dão nos nervos e explodo por dentro... ao invés de indiferença, o ódio sempre fala mais alto :/ conceitos deturpados de felicidade impostos nos dizem que caso seu time vença uma disputa sem motivo, você simplesmente vai ser o cara mais feliz... e enquanto isso, tem o carinha que tenta estudar, o que está morrendo de fome na rua, e ninguém liga para eles. Quem sabe, tudo o que eles queriam, fosse um pouco de empatia e respeito. Que enxergasse que o mundo é sim dos corintianos, mas é dos outros também. É de todos, e não de um grupinho específico e egocêntrico.
Enquanto isso, eles não deixam pessoas com vidas duras como essas dormirem né!
E quanto a copa do mundo? Vish, filho, mesmo que o Brasil tivesse estrutura para fazer isso, nas mãos deste governo já se sabe o motivo de uma copa né? Um desvio de dinheiro (que sempre existiu) mais por baixo dos panos ainda! O dia que me citarem um motivo importante para termos copa, me chamem para também escutar/ler qual é ele! E não me digam economia, porque o impacto já foi mensurado, e é muito grande! A única coisa que vou tirar proveito é treinar meu inglês e alemão caso turistas se aventurem a vir pra esse lugar que chamam de Brasil. Além do mais, o calendário das universidades que cosnheço passaram de 1 para 2 meses e meio de férias por conta dessa copa. Oras, querem nos ver mais burro! Com a roupa da seleção e longe dos livros!

Anônimo disse...

(Só deixando claro, citei o corinthians porque os estúpidos tão vandalizando, enchendo a cara e buzinando cedo hoje porque ganharam o mundial. Não é pessoal, poderia ser qualquer time... caso tivesse esta má conduta de vitória. E os corinthianos que não venham me dizer: "deve ser são paulino". Não me associo a este tipo de pessoa -> viciada em futebol)