quinta-feira, agosto 27, 2009

A Nova República de Platão?

Há um bom tempo tenho notado que as crianças têm ido a creches e escolinhas desde muito cedo, algumas com apenas poucos meses de vida. Esse é um assunto polêmico, pois vejo de um lado os defensores dessa situação, alegando que os pequenos devem se socializar e aprender desde cedo, já que os primeiros anos são cruciais ao desenvolvimento da criança e do outro lado vejo as pessoas que abominam a idéia de crianças sendo criadas longe de um ambiente familiar, mais afetivo.
Devo admitir que por muito tempo fiz parte do segundo bloco, em grande parte por adorar participar da criação dos meus pimpolhos, entretanto venho notando que a maioria dos pais e mães não parecem saber passar valores a seus filhos e não venho me referindo somente aos dias atuais, pois sabemos que antigamente devido à quantidade grande de filhos a responsabilidade cabia muito mais aos primogênitos. Crianças trabalhavam desde cedo e mal tinham tempo para brincar. Violência era algo comum, seja através de repreensões dolorosas ou por ter de ver uma galinha ser enforcada para o almoço seguinte.
Mas voltemos aos nossos tempos e à discussão sobre a ida cada vez mais precoce das crianças às escolas. Isso me faz lembrar de Platão, e sua mais célebre obra, "A República", onde o mesmo escreve sobre seus ideais educacionais. Platão acreditava que desde cedo as crianças deviam ser separadas de seus pais, que não necessariamente seriam aptos para passar os valores morais e éticos que acreditava serem essenciais para a formação de um cidadão.
Não estamos muito longe dessa visão nada ortodoxa de pedagogia e somente com o crescimento dessas novas crianças é que poderemos saber o quão certo ou errado estava Platão.

quarta-feira, agosto 26, 2009

Covil: O Retorno parte VIII

Já que o Twitter limita o tamanho de um post (e só agora percebi como eu sou prolixo escrevendo), bateu uma vontade de dar uma "ajeitada" no Covil.
Existem ótimos métodos preguiçosos pra isso, como atualizações do Twitter, do DeviantArt (onde eu ainda não tenho uma conta mas devia ter), sem contar o mais importante: deixar ele bonitinho!
Mais novidades em breve. Ou talvez não.